sexta-feira, 24 de junho de 2016

Como funciona a União Européia?

Parece meio doido um brasileiro do meio do mato se interessar pelo assunto "União Européia" - ou pior, querer comentar! Mas a verdade é que me sinto, como tantos outros, atraído pela curiosidade natural sobre como a União Européia funciona, e piorou depois que eu comecei a ver e ouvir, aqui e ali, sobre o "Brexit".

"Brexit" é o apelido dado a um plebiscito popular que decide sobre a permanência do Reino Unido na União Européia. Bom... hoje, 24/06/216, a população decidiu pela saída, e com um placar tão apertado quanto a última eleição da presidente Dilma, portanto sem um consenso absoluto, pelo contrário, uma divisão ferrenha... senão uma dúvida terrível.

Minha curiosidade passa pelas seguintes indagações: Quais as consequências dessa saída? Ou antes, quais mos motivos que levaram o Reino Unido a conduzir um plebiscito? Quais as implicações para os emergentes com,o o Brasil? E qual o impacto sobre o processo de globalização - se é que ele existe, como dizem alguns renomados economistas.

Então que, para começar a entender os motivos, resolvi entender como a UNIÃO EUROPÉIA FUNCIONA. E não é que há um documento oficial - e em português - sobre isso?

Se você tem o memso nível de curiosidade que eu, abra e ... divirta-se!

http://europedirect.aigmadeira.com/cms/wp-content/uploads/2013/04/Como-funciona-a-União-Europeia.pdf



Nenhum comentário: