sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Globalizêichan

A globalização é mais do que pegar um celular e falar com alguém na Espanha, ou entrar na internet e teclar com alguém no Japão. A globalização é uma empresa americana ter sua linha de produção na China, e exportando seus produtos para a Europa. É o Brasil produzindo grãos, carne e minérios que serão beneficiados na Ásia e depois exportados para a América do Norte sob a forma de automóveis e equipamentos. Ou seja, a globalização é a economia real.

E você sabia que a crise financeira que está em andamento no mundo é muito grave? E esta crise não nasceu na "economia real", mas sim na ciranda financeira, ou seja, nas bolas de valores: na grana que as pessoas e instituições mais estupidamente ricas do mundo ficam girando pra lá e pra cá, de bolsa em bolsa, de continente em continente... MÃÃÃSS... essa mesma crise vai acabar batendo na economia real, se não for curada a tempo. Por quê? Porque as grandes empresas do mundo captam dinheiro na bolsa para investir em pesquisas, desenvolvimento, crescimento, produção, etc.

Daí que com todo o susto provocado por esse problema com o mercado imobiliário americano, a tendência é as pessoas e instituições retirarem dinheiro do risco que é a bolsa, diminuindo assim a saúde financeira de muitas empresas. Algumas podem quebrar, outras podem se ver forçadas a demitir, outras não terão mais como vender, pois seus maiores clientes eram as primeiras (as que quebraram), etc.

E assim, nós cidadãos, acabaremos percebendo as conseqüências no nosso dia a dia.

Nenhum comentário: