sexta-feira, 26 de setembro de 2008

E por falar em Crise in the United States, essas coisas....

... me lembrei do sonho de um rei da babilônia, o Nabucodonosor. Ele sonhou com uma estátua que tinha a cabeça de ouro, peito e braços de prata, do abdômem até as coxas era de bronze, as pernas eram de ferro, e os pés eram de uma mistura de ferro e barro.

Essa estátua simboliza bem o que é um reino, estado ou qualquer entidade que não tem o devido equilíbrio. Cuja aparência é tremenda, mas cuja base não é forte o bastante para sustentá-la. E a economia americana, com toda sua opulência, parece estar começando a desmoronar justamente nos fundamentos de suas casas, todas hipotecadas.

PASME: 750.000 é o número de mutuários que já foram despejados de suas residências por inadimplência, este ano, nos EUA. Assusta, não assusta?


...

Segue alguns comentários de americanos em jornais de renome, sobre a crise. Veja se não é assim mesmo:

"I hope they are planning to weight the impact of this bailout on the 1% of Americans who control 90% of its wealth. These are the Americans who benefitted most from Wallstreet excesses and who should carry the majority of the cost. Ordinary Americans are already paying the price is foreclosures, lost equity, reduced savings, job loss and threatened retirement." (REality Check-Los Angeles)

traduzindo...

"Eu espero que estejam planejando tornar mais pesado o impacto desta ajuda no 1% dos americanos que controlam 90% de riqueza. Estes são os americanos que tiraram proveito da maioria dos excessos de Wallstreet e que devem carregar a maioria do custo. Os americanos comuns já estão pagando o preço das execuções duma hipoteca, eqüidade perdida, economias reduzidas, perda de emprego e aposentadoria ameaçada."


Um cara respondeu, ironicamente:

"Hey Reality Check,
What world do you live in? This is USA, home of privatize gains, socialize losses. We, the taxpayers, will be paying the price. (BL, New Jersey)"


que traduzindo, quer dizer...

"Ei Cara.. em que mundo você vive? Isso aqui são os Estados Unidos, terra dos ganhos privados e dos prejuízos compartilhados com a sociedade. Nós, contribuintes, pagaremos o preço."

...

Nenhum comentário: