quarta-feira, 23 de maio de 2007

Dizem que um programa de computador tem que funcionar sempre, ou falhar sempre, pois obedece sempre à mesma lógica. Hoje eu acredito nisso em parte, depois de ter apanhado - e muito - de um sistema baseado nuam idéia relativamente simples, que roda na web.

Um funcionamento de um programa de computador realmente obedece a uma lógica. Mas as variantes que compõem essa lógica podem ser muitas: da plataforma ao web server, da concorrência no banco de dados à largura de banda disponível, dos componentes usados aos objetos, do objetivo à técnica... é tanta variável que a lógica senta no meio fio, do lado do programador, e fica esperando para ver no que vai dar. No final das contas vira tudo um samba do criolo doido. Você desenvolve o aplicativo e sabe que tecnicamente ele tem que funcionar. E fica com os dedos cruzados, torcendo para que nenhuma outra variável interfira em seu funcionamento.

Mas hoje é um dia vitorioso para mim. Um dia em que eu passei a respirar mais aliviado. Hoje é o primeiro dia em que não preciso me debruçar sobre um sistema que me ocupou o pensamento e as ações nas últimas semanas... um sistema web que me consumiu horas de muito estudo em função de comportamentos estranhos na relação de algumas variáveis citadas acima.

Consegui fazer o bicho funcionar ontem. Agora espero que o treco me dê o tão sonhado e merecido dinheirinho.

Nenhum comentário: