terça-feira, 18 de abril de 2006

fatos estranhos

Há alguma coisa muito diferente acontecendo no mundo. Tenho percebido nos últimos tempos uma mudança para pior. Eu me lembro de quando eu era criança, na época da guerra fria, quando comecei a tomar consciência das coisas do mundo. Como aqueles eram tempos difíceis! Ditadura, gente sumindo para todo lado, vários países em crise, o mundo à beira da guerra, um desequilíbrio total.

Ainda nos anos 80 o mundo começou a mudar, as coisas começaram a ficar mais equilibradas. A relação entre as nações melhorou bastante, começou a haver mais prosperidade, desenvolvimento tecnológico, a guerra fria acabou, o aspecto econômico ganhou relevância. Seguiram-se os anos 90, crescimento, globalização, preocupação ambiental, maior consciência nas relações humanas, solidariedade... A vida das pessoas começou a mudar. Aqui no Brasil elegemos um ícone.

Mas de repente tudo começou a ganhar ares surreais. O desequilibrio mundial começou a mostrar sua cara no fim dos anos 90 e tem só se agravado cada vez mais. Guerra da Ioguslávia, genocídio na África, terríveis catástrofes ambientais, epidemias se alastrando... Até a eleição daquele tal de Bush. Como alguém com menor votação ganha uma eleição, na maior democracia do mundo?! Queiramos ou não o destino das nações e, portanto, de cada cidadão, está entrelaçado.

Hoje temos um mundo em desequilíbrio. E a coisa aconteceu no atacado até aqui. Agora vai começar a acontecer no varejo. Sei lá. Estou preocupado.

Nenhum comentário: